Uma proposta de periodização dos estudos lingüísticos no Brasil| ALFA: Revista de Linguística

Como fazer uma carta de apresentação de uma empresa - Economias


Ao longo de sua história, a Filologia sofreu uma evolução causada pelas próprias necessidades que iam surgindo e pelas descobertas que iam ocorrendo; mas, como ponto comum, sempre apresentou como característica fundamental a pesquisa da língua com objetivos diversos: ora no sentido de estabelecer regras gramaticais, ora buscando comentar obras, ora estabelecendo glossários quando tratavam de significado, ora elaborando descrições de estados da língua, isto é, abrangendo da perspectiva histórica da língua até os assuntos puramente sincrônicos descrição de estados da língua. Se estiver à procura de emprego, além docurrículo e dacarta de recomendação, é também importante começar a pensar em escrever a sua carta de apresentação, um documento através do qual deve expor os seus objetivos, capacidades, e motivações, de forma a dar-se a conhecer ao recrutador.

Escrever este tipo de documento não é difícil, no entanto, pode encontrar neste artigo vários modelos para tirar inspiração. Descreva os serviços e produtos prestados de maneira detalhada. Procure discorrer sobre as funções das mercadorias oferecidas, mas, principalmente, foque no que elas podem acrescentar de bom na vida dos clientes, mexer com o lado emocional é mais funcional do que apelar apenas para a parte racional. Isso é ensinado em cursos de coaching. Além disso, a carta de apresentação de empresa é voltada para o seu público consumidor e para os credores. Normalmente, este documento é exposto no site oficial e as demais páginas em que a marca está presente. Porém, o documento também pode ser impresso em materiais de publicidade, cujo foco é apresentar o empreendimento ao mercado.


ensaio lingüística e filologia


Tolkien, a Filologia e a História ParteI - Em dezembro de 1997, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, aconteceu a primeira reunião de Coordenação do Projeto Filologia Bandeirante que reúne pesquisadores da própria Universidade de São Paulo e das Universidades Federais de Minas Gerais, de Goiás e do Mato Grosso. O Projeto Temático, então aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, ampliou sua base de pesquisa anteriormente prevista para a coleta de inquéritos nas trilhas das bandeiras incluindo a documentação manuscrita da época, a qual será devidamente editada. O Primeiro Encontro desse Projeto Temático de Equipe aconteceu no antigo Colégio Caraça, em Catas Altas-MG, entre 25 e 25 de novembro de 1998.


Modelo de Carta de Apresentação e Proposta Comercial Consultoria em TI - Informática e Sistemas

Carta de apresentação para um guia turístico

Ensaio lingüística e filologia - Hoje verificamos que as cobranças no que se refere aos conhecimentos reclamados para o exercício da Filologia não são ofertados de forma ampla àqueles que pretendem atuar na área, pois os programas estão bem distantes dos conhecimentos inerentes à Ciência.


Embora ciente das limitações desta exposição em função da estratégia de mapeamento adotada (análise de eventos nacionais da área ocorridos na última década), acredita-se ter apresentado um esboço da Filologia Portuguesa no Brasil nos últimos anos, esboço este que ainda há de ser completado e retificado futuramente. Uma investigação mais extensa sobre a pesquisa filológica no Brasil exigirá não apenas a incorporação de dados de outros eventos, tais como os locais, regionais ou estrangeiros, mas também um rastreamento minucioso das publicações da área no País e no exterior. Na impossibilidade de incluir neste artigo informações obtidas através todos esses instrumentos, deixa-se aqui esta contribuição e externa-se o desejo de continuidade deste trabalho. Se não é obrigatório o conhecimento de latim e outras línguas românicas, como se pode esperar que sejam formadas pessoas com habilitação para tal exercício sem que tenham conhecimento de pontos fundamentais? A partir dos assuntos mais tratados e mesmo não deixando de considerar os menos abordados, a disciplina Filologia é trabalhada predominantemente sob aspecto teórico, isto é, as línguas românicas que resultam da fragmentação do latim.



Em São Paulo, há também notícia de diversos projetos ligados à Crítica Textual e/ou Genética. Na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo encontra-se em atividade o Centro de Estudos de Crítica Genética, fundado em agosto de 1993, sob a coordenação de Cecília Almeida Salles (sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Centro, cf. Salles (1995)). À vista do exposto, e sabe-se que muito terá sido deixado de se expor, ou por falta da informação ou pela exigüidade natural do artigo, pode-se avaliar que, de fato, os trabalhos filológicos ocupam muitos pesquisadores, infelizmente não ainda em número suficiente para suprir a todas as carências. Na verdade, a Filologia ainda não se recuperou de todo do impacto provocado pela introdução da Lingüística no Brasil, pois ainda ocupa um lugar marginal nos cursos de graduação: fica como apêndice das disciplinas "Filologia Românica" ou "História da Língua Portuguesa". Tal condição suscita a idéia errônea de que a preocupação com a fidedignidade dos textos é relevante apenas em relação a textos medievais ou renascentistas, ou seja, textos que remontam à época da tradição apenas manuscrita: a preocupação com a autenticidade do texto é também importantíssima mesmo quando se trata de obras que datam já de depois da imprensa. Uma amostra dessa falta de preocupação com o texto moderno é descrita por Marlene Gomes Mendes (1986) em seu trabalho sobre a fidedignidade dos textos nos livros didáticos no Brasil: demonstra a pesquisadora as diversas deturpações e mutilações que os livros didáticos cometem ao reproduzir textos de grandes nomes da literatura brasileira. O compromisso com a fidedignidade na transmissão e a compreensão de quanto é grave a adulteração dos textos são atitudes indispensáveis nos profissionais que trabalham com textos (não apenas os literários, mas também os não-literários - que são fundamentais para os estudos lingüísticos) e precisam ser provocadas através de reflexão sobre Crítica Textual, tarefa que é de responsabilidade da Filologia. Daí, portanto, a importância de esta disciplina ocupar o lugar que lhe é devido na formação dos alunos de Letras. Pode concluir-se que as relações entre a História da Antigüidade Clássica e as ciências humanas, em particular, Filologia, Literatura e Lingüística, têm-se mantido intensas, desde a origem do estudo moderno do mundo antigo. Nos últimos anos, estas interações foram se intensificando e, hoje, pode afirmar-se que não se pode deixar de conhecer e utilizar, de forma crítica, os aportes destas, como de outras áreas afins, ao estudo da História Antiga. Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Alfa: Revista de Linguística. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.


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