Você sabe o que é o exame Gama GT? Saúde e Vida Medicina e Segurança do Trabalho

Gama GT: como funciona e qual o objetivo do exame?


No monitoramento do alcoolismo pode-se encontrar 20 de resultados falso-negativos. Resultados falso-positivos também são possíveis em casos de hepatopatias não alcoólicas (colestase, câncer do fígado, fígado cardíaco), pneumopatias obstrutivas, gravidez, drogas (anticonvulsivantes, antidepressivos, hipnóticos, contraceptivos orais). Na esteatose hepática alcoólica sem inflamação e sem vazamento de enzimas intracelulares, a gama-GT se encontra elevada com transaminases normais. A missão da Energié é difundir conhecimento para enriquecer e fortalecer cada vez mais nossa linda profissão e ajudar você, nutricionista, a se tornar um profissional ainda mais incrível!
Mas, nada disso é possível sem a sua participação, sempre com respeito e empatia! Fique à vontade, comente suas experiências, crie artigos com suas vivências e dúvidas. A academia é sua! Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência. Em pacientes alcoólatras a carência de vitaminas e minerais ocorrem como resultado de ingestão reduzida de micronutrientes e de alterações na absorção, armazenamento e na capacidade de converter os nutrientes para as suas formas ativas. Confira abaixo as principais carências que podem vir a aparecer:



O Teste GGT é Sempre Preciso? Quais são seus Riscos?

Enzimas são moléculas que são necessárias para reações químicas em seu corpo. A GGT funciona no corpo como uma molécula de transporte, ajudando a mover outras moléculas ao redor do corpo. Ele desempenha um papel importante em ajudar o fígado a metabolizar drogas e outras toxinas. O Gama GT (gama glutamil transpeptidase ou GGT) é o exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) no organismo. Essa enzima está presente principalmente no fígado e ductos biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos, pâncreas e baço. Quando há o aumento no Gama GT a interpretação que pode ser realizada é de doença hepática alcoólica ou crônica, neoplasias hepáticas primárias ou metastáticas, insuficiência cardíaca congestiva, colestase, cirrose e necrose hepática, restrição da circulação hepática, S. de Budd Chiari ou uso de drogas hepatotóxicas. É importante ressaltar que qualquer diagnóstico deve ser dado pelo médico, jamais pelo nutricionista. Em alguns casos, pode detectar quadros de obstrução do ducto biliar.



Para diminuir os valores do gama GT existem alguns medicamentos que podem ser utilizados. No entanto, o mais importante é tratar a causa do aumento do gama GT. Então se a causa for o álcool, deverá parar de ingerir bebidas alcoólicas, se for devido a algum medicamento, deverá substituí-lo e se for alguma doença, deve-se tratar a doença. Todas estas alterações devem ser feitas sempre sob orientação médica. Conhecido como GGT, oexame de Gama GT pode ser solicitado pelonutricionistaao paciente. Quer saber maiscomo a alimentação pode interferir neste exame, valores de referência, como interpretar os resultados? Confira tudo isto e muito mais nesse artigo. A concentração de gama GT no sangue é geralmente inferior a 60 unidades internacionais por litro de sangue, mas ela pode ser aumentada no caso de algumas patologias. A origem mais frequente deste aumento é o alcoolismo crônico. Outras condições, como as doenças hepáticas e diabetes, o uso de alguns medicamentos ou certas infecções, também podem ser responsáveis pelo aumento dessa taxa.


No alcoolista, normalmente há má absorção de nutrientes, por isso quando cuidamos da alimentação destes pacientes é importante abordar as necessidades individuais, levando em consideração o indivíduo e todas as suas patologias, além de aspectos sociais, culturais e psicológicos. Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar. Danos ao fígado são graves e podem levar a outros problemas de saúde. Dependendo da extensão do dano, ele também pode ser irreversível. O teste GGT, usado em conjunto com outros métodos de teste, pode ajudar seu médico a verificar se você tem danos ao fígado. Seu médico pode instruí-lo a jejuar oito horas antes do teste e parar de tomar certos medicamentos. Se você ingerir mesmo uma pequena quantidade de álcool em até 24 horas após o teste, isso poderá afetar seus resultados. O teste GGT pode diagnosticar danos no fígado, mas não pode determinar a causa. Se o seu nível de GGT for alto ou elevado, você provavelmente terá que passar por mais testes. Geralmente, quanto maior o nível de GGT, maior o dano ao fígado. O teste da gama-glutamil transpeptidase (GGT), ou exame Gama GT, mede a quantidade da enzima GGT no sangue.


Outra forma de se interpretar os valores do Gama GT é aplicando o quociente Q (onde não se aplica a resultados normais, por isso está fórmula só é aplicada quando os valores de Gama GT estão acima do normal). A equação é esta: Um estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto do isolamento social e solidão no risco de desenvolver doenças cardiovasculares (DCV) em mulheres idosas. Um total de mulheres, com 65 anos de idade ou mais, foram avaliadas quanto ao seu grau de isolamento social 0 a 1 mês: até 151 U/L
1 a 2 meses: até 114 U/L
2 a 4 meses: até 81 U/L
4 a 7 meses: até 34 U/L
7 a 12 meses: até 23 U/L
1 a2 anos: até 24 U/L
2 a 5 anos: 1 a 20 U/L
5 a 10 anos: 3 a 22 U/L. É uma enzima que pode ser encontrada no túbulo proximal renal, fígado, pâncreas e intestino. Porém, os níveis séricos de Gama GT são principalmente de origem hepática. A meia- vida é de 7 a 10 dias, aumentando para 28 dias nas lesões hepáticas ligadas ao álcool. A enzima Gama GT é considerada o principal marcador bioquímico para avaliação diagnóstica e evolução clínica do alcoolismo. Os valores de referência mostrados aqui são apenas um guia, uma vez que podem mudar de laboratório para laboratório. Além disso, o médico ou médica irá avaliar os resultados de acordo com o paciente e suas características, como idade e doenças relacionadas.


O que é o exame gama gt - Os riscos envolvidos na realização do exame de gama GT são extremamente raros. No máximo, pode haver um hematoma no local em que o sangue foi retirado. Em alguns casos, a veia pode ficar inchada após a amostra de sangue ser recolhida (flebite), mas isso pode ser revertido fazendo uma compressa várias vezes ao dia.


o que é o exame gama gt


Com o paciente sentado, é amarrado um elástico em volta do seu braço para interromper o fluxo de sangue. Isso faz com que as veias fiquem mais largas, ajudando o profissional a acertar uma delas
O profissional faz a limpeza com álcool da área do braço a ser penetrada pela agulha
A agulha é inserida na veia. Esse procedimento pode ser feito mais de uma vez, até que o profissional de saúde acerte a veia e consiga retirar o sangue.
O sangue coletado na seringa e colocado em um tubo
O elástico é removido e uma gaze é colocada no local em que o profissional de saúde inseriu a agulha, para impedir qualquer sangramento. Ele ou ela pode fazer pressão sobre a bandagem para estancar o sangue
Uma bandagem é colocada no local. Tirar o seu sangue é um procedimento de baixo risco.Há uma chance desangramentoleveno local da inserção ou de um hematoma uma contusão no sangue sob a pele.A infecção só ocorre em casos muito raros. A GGT está concentrada no fígado, mas também está presente navesícula biliar, nobaço, nopâncrease nosrins.Os níveis sanguíneos de GGT são geralmente elevados quando o fígado está danificado.Este teste é feito frequentemente com outros testes que medem as enzimas hepáticas, se houver possibilidade de danos no fígado. Gama GT é o exame de sangue que mede a quantidade da enzima gama glutamil transferase (GGT) no organismo. Essa enzima está presente principalmente no fígado e ductos biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos, pâncreas e baço.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem