Artigo cientifico sobre contabilidade empresarial by klaceeuisl - Issuu

Artigos cientificos contabilidade internacional by sricharanuxdc - Issuu


A maioria dos periódicos não exige e não inclui resumos dos artigos de forma sistemática (86,67), o que evidencia pouca preocupação com a indexação. Isso é um aspecto negativo, principalmente pelo fato de restringir a informação que poderia ser disseminada em determinados indexes impressos e bases de dados eletrônicas. Em três dos quinze periódicos analisados, todos os artigos apresentam resumos (20); um deles apresenta também abstract e outro, palavras-chave. Isso facilitaria a indexação desses periódicos em determinados tipos de indexadores. Os estudos sobre avaliação de periódicos têm reforçado a idéia de que as características formais desses veículos de comunicação são indicativas da sua qualidade e de que elas podem interferir no padrão de qualidade do seu conteúdo e na sua aceitação no processo de seleção de títulos a serem incluídos em bases de dados, principalmente se apresentam características aclamadas internacionalmente. O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.



Dicas de sucesso para crescimento de um escritório de contabilidade - As áreas temáticas privilegiadas com maior percentual de trabalhos, em especial a Contabilidade Gerencial, a Teoria da Contabilidade, a Educação e Pesquisa Contábil e a Contabilidade de Custos, apontam para a transformação no ensino da Ciência Contábil e na formação profissional dos contadores, no Brasil, no período recente, como alguns dos fatores que influíram na atual distribuição dos temas dos estudos contábeis.



Na origem institucional dos autores dos artigos dos periódicos Caderno de Estudos/Fipecafi, Contabilidade Vista e Revista e Enfoque Reflexão Contábil, que, devido ao fato de serem produzidos por instituições de ensino ou centros de pesquisa em Contabilidade, foram classificados nessa pesquisa como periódicos científicos, preponderam autores vinculados à instituição produtora dos periódicos. Estabelecido todo processo de registro, é preciso usar o fluxo de caixa para visualizar a situação atual da empresa e projetar uma situação futura, lembrando que os dados patrimoniais não entram na criação do fluxo de caixa. Ele deve conter em sua formulação todas as receitas da empresa, inclusive o não advindo do redito, e todas as despesas e custos, separados os fixos e variáveis. Além das previsões de recebimentos e pagamentos futuros. A maioria dos periódicos é produzida por IES e os que são produzidos por Centros ou Institutos de Pesquisas e Sociedades Científicas estão direta ou indiretamente ligados a IES. Os produzidos por um ou outro tipo de instituição são periódicos científicos, e no total são a maioria dos periódicos.


Em muitas empresas de pequeno porte, o proprietário coloca a organização em segundo plano, dando prioridade às operações diárias de produzir e vender. É comum encontrar pequenos empresários que não conhecem os valores exatos a receber no dia. Para obter essa informação com precisão, perde-se muito tempo buscando informações anotadas em diversos lugares. Em resumo, não é possível uma empresa sobreviver sem que haja uma boa organização das informações necessárias à gestão financeira do negócio. Não foram considerados os boletins informativos e jornais produzidos por órgãos e associações da classe contábil, quando não se tratava de publicações periódicas e somente eventualmente apresentavam informações que contribuíam para a disseminação do saber científico. Este estudo é relevante também porque é compatível com a realidade e o momento de publicação científica no Brasil, em que a discussão sobre as características dos periódicos nas diversas ciências tem estado em foco.


Já no Brasil, desde seu reconhecimento como disciplina do ensino formal até o início da década de 80, a Contabilidade desenvolveu-se à luz da Contabilidade Financeira e da legislação societária e fiscal. Na década de 90, consolidou-se a descentralização do enfoque das pesquisas contábeis da área quase que estritamente financeira para outras áreas, evidenciando a abertura de opções de áreas de atuação e pesquisa nessa ciência. Portanto, a análise dos dados obtidos sobre a origem institucional dos autores conduz à conclusão de que o maior avanço das regiões Sul e Sudeste tem um impacto direto na formação e na produção científica contábil do país. Predominam os autores vinculados a instituições pertencentes à região Sudeste (49,14). O maior percentual, em seguida deste, refere-se a autores vinculados a instituições pertencentes à região Sul (41,08). Entretanto, a pouca presença de trabalhos de autores de fora da comunidade produtora do periódico pode ser conseqüência da falta de trabalhos para publicar, o que se pode considerar um reflexo do próprio estágio de desenvolvimento da Ciência Contábil e de seus cientistas.


A Revista Brasileira de Contabilidade e a Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, além de serem as mais antigas das cinco, são periódicos de necessária referência na área contábil produzidos fora das estruturas universitárias. Em virtude da abrangência dos seus interesses editoriais, esses periódicos publicam, além de artigos, depoimentos, entrevistas, pontos de vista, notas, informações, resenhas. Foram analisados somente os artigos científicos. PRATHER E RUESCHHOFF (1996) realizaram estudo das pesquisas sobre contabilidade internacional divulgadas nos Periódicos Acadêmicos de Contabilidade dos Estados Unidos arbitrados, analisando o número e a qualidade dos artigos e cobrindo os métodos de pesquisa usados, além de outros aspectos. Professor, até que ponto podemos dar nossa opinião sincera sobre os achados? Como no Brasil eles prezam muito a impessoalidade, fico sem saber opinar e optava pela receita errada de colocar um resuminho + as sugestões para futuras pesquisas.


Artigo cientifico contabilidade - Essa delimitação temporal socorreu-se do pressuposto de que se pode inferir com mais segurança sobre a evolução temática partindo do exame de uma situação temporal mais longa, do que partindo da consideração de condições que prevaleceram num período mais curto.


Créditos e exonerações fiscais envolvendo operações com a Zona Franca de Manaus

Busca-se também apresentar sugestões visando à melhoria dos periódicos como uma maneira de se caminhar no sentido de que periódicos produzidos com maior rigor impliquem a oferta de artigos melhor produzidos. BORBA & FREZATTI (2000), visando a despertar o interesse de cientistas brasileiros em publicar suas pesquisas em revistas internacionais, bem como auxiliá-los na escolha desses veículos, realizaram um estudo sobre uma amostra das revistas científicas da área de contabilidade publicadas em Língua Inglesa. Foram investigadas características como freqüência de publicação, utilização de métodos quantitativos (pouca ou nenhuma, razoável ou sofisticada), tipos de enfoques (empírico, teórico, teórico-empírico, profissional) e áreas predominantes (Contabilidade Gerencial e Custos, Auditoria, Contabilidade e Mercado Financeiro, Contabilidade Geral, Contabilidade Internacional, Fiscal e Impostos, Educação, Tecnologia e Sistemas e, finalmente, Ética). Muito obrigada pelo artigo. Nao sei muito bem, porque nao trabalho nesta area, mas sei que comigo, sempre funciona somente . Ajdua me agrupa os resultados no meu trabalho corporativo. Por isso, gosto de utilzar as ferramentas digitais assim :) Mando os comprimentos :)


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem