Exame de sangue: como entender o resultado - Tua Saúde
Em situações de suspeita da presença de sangue nas fezes, porque nem sempre pode ser visto a olho nu, a recolha de fezes faz-se para despistar problemas de maior como é o caso de um cancro. Uma análise às fezes apresenta o seguinte intervalo de valores: Assim, o aumento dos níveis de PCR no sangue podem ser indicativos deinflamação arterial, infecções bacterianas como apendicite, otite média, pielonefrite, doença inflamatória pélvica,câncer, doença de Crohn, infarto, pancreatite, febre reumática, artrite reumatoide, obesidade. Confira os valores de referência para PCR. No passado, os médicos analisavam o colesterol total e a proporção entre HDL e LDL para prever o risco de doença cardiovascular, diz o Dr. Shah. O problema com o colesterol total é que você pode ter um nível abaixo de 200, mas com o HDL baixo, o que ainda te coloca em risco. Hoje, o colesterol mais importante é o colesterol não HDL. Além disso, no momento de interpretação do resultado, é importante levar em consideração se a pessoa é ou não fumante, pois o valor de referência é diferente. Assim, os valores de CEA no sangue considerados normais são:
Os principais exames bioquímicos solicitados são a dosagem de albumina e das enzimas hepáticas TGO e TGP, indicando o grau de comprometimento do fígado e sendo indicativo de estado mais avançado da doença quando esses parâmetros. O teste sorológico tem como objetivo diagnosticar a doença por meio da concentração de imunoglobulinas IgM e IgG no sangue, que são proteínas que têm sua concentração alterada em casos de infecção. A concentração do IgM aumenta logo que há o contato da pessoa com o vírus, enquanto que o IgG aumenta depois, mas ainda na fase aguda da doença, e permanece em quantidades elevadas no sangue, sendo, portanto, um marcador da doença, já que é específico para cada tipo de infecção. Saiba mais sobre o IgM e o IgG. Normalmente quando a dengue já se encontra em um estágio mais avançado é possível observar diminuição da concentração de albumina no sangue e presença de albumina na urina, além do aumento das concentrações de TGO e TGP no sangue, indicando dano hepático.
Como ler exame de sangue - O valor de referência para o exame carcinoembrionário varia de acordo com o laboratório, por isso é recomendado que a dosagem do antígeno sejafeitasempre no mesmo laboratóriopara permitir uma interpretação mais exata do exame e do quadro clínico do paciente.
O que é analisado no exame de urina
Como ler um exame de colesterol? - 1 Leucograma O leucograma indica a quantidade de leucócitos no sangue. Ou seja, as células brancas de defesa do nosso organismo.
Quando o número de leucócitos esta acima do normal, ocorre o que chamamos de leucitose (que pode representar um câncer ou algum tipo de defesa do organismo contra um estímulo). Quando encontrados em pouca quantidade, ocorre o que chamamos de leucopenia (ou seja, alguma complicação na produção das células da medula óssea), podendo causar infecções causadas por vírus ou reações tóxicas.
Como ler os resultados das análises clínicas mais comuns
A dengue é uma doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, que é mais comum de aparecer no verão e em regiões mais úmidasdevido à facilidade de desenvolvimento do mosquito da dengue. Veja como identificar o mosquito da dengue. Para confirmar a diabetes, o médico pode indicar que sejam realizados outros exames de glicose, como o exame de hemoglobina glicada e exame de tolerância à glicose. Para saber o que significa o resultado do exame de glicose, selecione na calculadora a seguir o teste realizado e indique o resultado: Um hemograma é uma análise específica para medir o número de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), de glóbulos brancos (ou leucócitos), de plaquetas, de hemoglobina entre outros. Assim, os valores normais nas análises clínicas encontram-se entre: Porém, o resultado desse teste não confirma nem exclui completamente a infecção pelo coronavírus, por isso, é importante a interpretação desse resultado levando em consideração a evolução dos sintomas. A creatinina é um parâmetro que ajuda a avaliar o estado de renal: se esta substância se começar a acumular no sangue, porque não consegue ser eliminada através dos rins, pode ser sinal de insuficiência renal.
Como tal, este indicador, cujos valores variam no intervalo
incluído no relatório, serve para diagnosticar ou acompanhar de
perto a evolução e terapêutica de doenças renais. 3 VCM, HCM e
CHCM VCM (Volume Corpuscular Médio), HCM (Hemoglobina Corpuscular
Média) e CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média)
Estes três itens indicam o tamanho, assim como a concentração e o
peso da hemoglobina nas hemácias.
Valores de VCM, HCM e CHCM abaixo do normal podem indicar uma
anemia por carência de ferro ou até mesmo uma deficiência
genética na produção de hemoglobinas, conhecida como talassemia.
Já o nível de VCM acima do normal sugere uma anemia causada pela
falta de vitamina B12 ou doenças congênitas. O exame de glicose
tem como objetivo verificar os níveis de glicose circulante no
sangue em jejum, sendo útil para verificar se a pessoa tem
pré-diabetes ou diabetes. De forma geral, o valor considerado
normal de glicose é até 99 mg/dL, sendo considerado pré-diabetes
quando o nível de açúcar no sangue está entre 100 e 125 mg/dL e
diabetes quando o resultado é acima desse valor.
O teste molecular (RT-PCR) utiliza secreções da nasofaringe (região entre o nariz e a garganta) coletadas por swab (uma espécie de cotonete), cuja função é identificar partes do material genético (RNA viral) do novo coronavírus; Você deve ter ouvido falar sobre o colesterol bom e o ruim e triglicerídeos antes de fazer o exame de sangue, mas ler e entender os resultados do exame de colesterol poder ser confuso para uma pessoa leiga. Vamos mostrar nesse artigo como ler um exame de colesterol, para que você entenda os valores normais e se preparar ou não para o tratamento. Leia mais Em caso de suspeita de algum problema de saúde, não hesite em visitar o seu médico e solicitar um check-up completo. Lembre-se sempre que toda a avaliação e interpretação das análises clínicas deve ser feita pelo seu médico. TGO/ AST e TGP/ ALTsão enzimas produzidas pelo fígado e cuja concentração no sangue se encontra aumentada quando há lesões nesse órgão, sendo consideradas ótimos indicadores de hepatite, cirrose e câncer de fígado, por exemplo. O valor normal de TGP varia entre 7 e 56 U/L e o de TGO entre 5 e 40 U/L. Em primeiro lugar, é preciso entender cada componente do sangue para entender um exame laboratorial. Éimportante lembrar que mesmo que você consiga entender o resultado, há outros fatores que determinam um diagnóstico.
O exame de velocidade de hemossedimentação, também chamado de VHS, é feito com o objetivo de avaliar se está acontecendo alguma inflamação ou infecção, sendo normalmente solicitado juntamente com o hemograma e a dosagem da proteína C reativa (PCR), e consiste na observação da quantidade de hemácias que sedimentam em 1 hora. Esse exame tem como objetivo identificar o vírus na corrente sanguínea e estabelecer qual o sorotipo, permitindo o diagnóstico diferencial para outras doenças causadas pela picada do mesmo mosquito e que cursam com sintomas semelhantes, além de permitir que o médico inicie um tratamento mais específico. Quando o valor da glicemia está acima do normal, é possível que a pessoa sofra de diabetes mellitus, infecções graves, hipertireoidismo, pancreatite, desnutrição, etc. Já em quantidade abaixo do normal, pode ser um sinal de câncer do pâncreas ou infecção generalizada. Para saber como interpretar um exame de sangue, é preciso conhecer também a segunda parte do exame, que é conhecida como série branca. Nela podem ser encontradas informações referentes aos glóbulos brancos.