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Saiba o que se estuda em Turismo - Guia da Carreira


Ementa: Ementa: Estudo dos contatos de povos e Estados brasileiro e uruguaio através das fronteiras nacionais. Contatos dos Estados em função de seus respectivos interesses. A natureza dos objetivos e interesses nacionais nesses contatos, na qual se desenvolve um misto de conflito, concorrência e cooperação, envolvendo paz e guerra, amizade e inimizade. Os condicionantes socioeconômicos das sociedades brasileira e uruguaia a partir do espaço fronteiriço. Nos 3º e 4º semestres do Curso, os alunos elaboram um trabalho de pesquisa, sendo o resultado apresentado em forma de monografia. O objetivo é preparar o aluno para o trabalho em equipe, a partir de uma perspectiva científica que integre os campos teóricos e práticos, a fim de que o aluno tenha condições de elaborar o planejamento de um destino turístico e que esteja capacitado para desenvolver o Trabalho de Conclusão de Curso dentro de uma perspectiva interdisciplinar. A integração disciplinar proposta pelo Curso de Turismo da UNIP possibilita análise dos objetos de estudo sob diversos olhares, constituindo-se questionamentos permanentes que permitam a (re) criação do conhecimento. A interdisciplinaridade, entendida como esforço que busca a visão global como superação do pensar simplificador e fragmentador da realidade, como forma de administrar a ótica pluralista das concepções de ensino, do saber e da prática.



Técnico de Recursos Florestais e Ambientais

Curso profissional de turismo disciplinas - Considerado uma das principais atividades econômicas do país, o turismo vem ganhando espaço no mercado de trabalho e atraindo o interesse de milhares de pessoas diuturnamente. Contudo, diferente do que muitos imaginam, a carreira de turismólogo não se resume em lazer e diversão. Pelo contrário, para atuar no segmento é necessário muita dedicação, proatividade e planejamento. Além disso, o contato humano direto é inevitável, por isso, é preciso, acima de tudo, calma, paciência e sociabilidade.


Alfabeto fonético e terminologias internacionais. Estudo da diversidade histórico cultural, conceito de Patrimônio material e imaterial, sua importância, problematização e aplicabilidade no campo da Gestão do Turismo. Análise do turismo como agente na manutenção e preservação da cultura. Formas de conservação do patrimônio. A trajetória das políticas públicas de preservação no Brasil. A importância da história e do patrimônio para o turismo. A utilização racional da cultura e do patrimônio cultural local e regional. Ementa: Estudo dos processos históricos pelos quais os indivíduos e grupos ideológicos ou de interesse atuam diretamente nas inter-relações entre os Estados. A política internacional em sua preocupação com as relações entre todos os grupos na medida em que afetam a sociedade internacional. Os condicionantes político-ideológicos das sociedades brasileira e uruguaia a partir do espaço fronteiriço. Introdução: histórico do Direito Empresarial como ramo do Direito Privado. Direito de empresa. Teoria de empresa: o empresário individual e as sociedades empresariais. Estabelecimento empresarial. Contrato social, estatuto e atas. Nome comercial: noções, sistema jurídico, formas, proteção, alienação.



Senso Comum. Arte. Ciência. Religião. História da Filosofia: Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea. Metafísica. Ontologia. Epistemologia. Lógica. Ética e Estética. Contexto histórico, sociopolítico do surgimento da Sociologia. Precursores da Sociologia. Os clássicos da Sociologia. Processos de socialização. Sociedade e estrutura social e estratificação. Repensando as organizações. Cultura. Desigualdade de raça e de etnia. O surgimento da Sociologia. Indivíduo e a sociedade. Ideologia. Teorias de sociedade, os clássicos. Etnicidade. Evolução histórica do Planejamento Estratégico. Fatores de mudanças ambientais e as suas influências nas estratégias empresariais. Técnicas de análise das indústrias e concorrência de Porter. Relação dos empresários com relação ao Planejamento Estratégico e o processo de tomada de decisão nas empresas. O processo de Planejamento Estratégico/Gestão Estratégica e os processos de implantação e controle. O Marketing e a importância da estratégia. Ementa: Processos e rotinas do setor de reservas em meios de hospedagem Reservas: tipos, características e conceitos. Operacionalização e comercialização dos espaços e serviços do meio de hospedagem. Técnicas de trabalho e organização de reservas.


Curso Tcnico em Guia de Turismo - Ementa: Estrutura de um plano de negócios. Conceituação: visão, missão, objetivos e metas. Análise de ambiente: externo e interno. Descrição do Negócio. Aspectos dos planos estratégicos: de marketing, de gestão de pessoas, de operações, financeiro. Aspectos jurídicos e tributários.


Aqui, estudamos a importância de pensar nisso e como vender estes produtos ao futuro turista, pois quando se pensa em viajar, geralmente não vai preocupado com os protocolos relacionados a este setor. Por meio de práticas dentro da sala de aula, fazemos dinâmicas para compreender melhor este contexto. Essa graduação capacita a cuidar de tudo que se relaciona ao Turismo, o que envolve planejamento, organização e divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Ensina também a desenvolver projetos de lazer e de planejamento turístico para contextos específicos, tais como lazer para terceira idade, creches, hospitais, turismo educacional, ecológico e empresarial. Diversas pequenas agências especializadas surgiram para atender a demanda por segmentos específicos, como roteiros de gastronomia, pesca e adequados para pessoas portadores de necessidades especiais. Profissionais desta área podem, ainda, gerenciar hotéis, empresas de eventos e de lazer, como parques temáticas. No setor público, coordenam a exploração turística de de uma região a partir de estudos e divulgação de atrações locais.


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